DESCOBRINDO
A LITERATURA
* Este projeto foi enviado pela Secretaria Municipal de Educação de Ibiporã- Pr
JUSTIFICATIVA
O mundo da literatura
infantil é mágico. Isto porque as palavras têm o poder de nos envolver e
transportar para um lugar que não é só imaginário, mas também é real. É real
porque se pode viver um momento ímpar, mesmo que ele seja fruto de um imaginar,
sentir, fruir, aprender ou sonhar.
Desde a história até a
atualidade, a relação entre escola e literatura infantil vem se transformando
constantemente. Neste processo, estão envolvidos dois personagens que merecem
ser analisados: o professor e a criança. Este alvo está sob influências de
ambos e merecem grande atenção porque a relação entre o professor e a criança
faz nascer a aprendizagem.
Sendo a literatura infantil uma
produção artística, o trabalho do Centro deve aproximar o leitor de bons
textos, nos quais a qualidade seja pré-requisito indispensável. É necessário o
uso de bons modelos de textos (texto que não acaba após a leitura), que
permitam a criação do aluno, uma produção imaginária e real dessa experiência
estética. É preciso desenvolver nas crianças o gosto pela leitura, exercitando
o hábito de ler e pensar sobre o que se lê, em quem somos e o que queremos
valorizar. A leitura deve ser vista, então, como um recurso intelectual que nos
permite descobrir, desenvolver, compreender, entrar em contato com sentimentos
e emoções.
A
literatura pode ser o meio pelo qual a criança entra em contato com a própria
língua, logo é necessário o Centro ampliar as possibilidades de conhecimento
dessa modalidade discursiva. Dessa forma, quando as crianças vivenciam
experiências distintas e enriquecedoras de utilização da literatura, elas
aumentam as possibilidades de desenvolver competências discursivas que
proporcionam maior interação em diversas situações comunicativas.
Ler é uma atividade vital e, desde cedo, plena
de significação. Para a formação da criança, é importante que o Centro de
Educação, proporcione às crianças contato com livros e que ouçam histórias
contadas pelos educadores, de forma lúdica e prazerosa. É o início da
aprendizagem para se tornar um leitor, a abertura de um caminho infinito de
descoberta e de compreensão do mundo. Portanto, a literatura infantil bem
trabalhada, é uma forma de suscitar o imaginário da criança, de encontrar
idéias para solucionar questões, enfim, uma possibilidade de descobrir o mundo
imenso dos conflitos, dos impasses, das soluções que todos vivemos e
atravessamos.
Através
do conto e da leitura de histórias, as crianças assumem o papel de
interlocutores, sendo ouvidas e expressando suas impressões pessoais sobre as
histórias narradas, lidas e dramatizadas. Ao ler uma história, a criança também
desenvolve todo um potencial crítico. A partir daí, ela pode pensar,
questionar, formar opinião própria, formular os próprios critérios.
Assim,
as diferentes produções literárias existentes se mostram como meio pelo qual a
criança pode enriquecer sua linguagem oral e escrita, além de conhecer diversos
escritores.
Nesse
sentido, pretendemos com o respectivo projeto incentivar, na instituição de
educação infantil, desde a mais tenra idade, o gosto pela leitura, criando um
ambiente lúdico, capaz de favorecer o conto e a leitura de histórias, parlendas
e poesias, desenvolvendo assim, o senso crítico, a criatividade, bem como
favorecendo a compreensão das demais áreas do conhecimento.
OBJETIVOS:
1.
Ampliar,
gradativamente, suas possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se
por conhecer vários gêneros orais e escritos;
2.
Interessar-se
e interagir com materiais de leitura, promovendo o cuidado pelos livros;
3.
Conhecer
diferentes autores/escritores, ilustradores e editoras responsáveis pela
produção dos livros infantis;
4.
Familiarizar-se
com a escrita por meio do manuseio de livros de histórias infantis;
5.
Enriquecer
o vocabulário através do conto e da leitura de diferentes histórias,
favorecendo o uso da linguagem oral para expressar desejos, opiniões, idéias,
preferências, sentimentos e relatar suas vivências.
METODOLOGIA:
O projeto far-se-á
semanalmente, através das seguintes atividades:
1.
Leitura
de textos de diferentes gêneros como contos, poemas, parlendas, trava-línguas;
2.
Narração
da infância de escritores famosos, bem como de grandes escritores conhecidos do
público infantil (Monteiro Lobato, Cecília Meireles, Ruth Rocha, Ziraldo, entre
outros), apresentando-os às crianças, através de fotos, filmes e suas obras;
3.
Apresentação
e reprodução oral de jogos verbais como trava-línguas, parlendas, adivinhas,
quadrinhas, poemas e canções;
4.
Organização
de momentos para que as crianças escolham o livro para ler e apreciar, ainda
que não o façam de maneira convencional;
5.
Contação
de histórias por meio de técnicas variadas (utilização de objetos, uso de
fantoches, dramatizações);
6.
Leitura
de poesias e poemas que apresentem rimas;
7.
Observação
e manuseio de livros de histórias infantis, através da apresentação dos mesmos
à criança seguida de questionamentos;
8.
Exposição
dos livros produzidos pelas crianças através de desenhos, ilustrações;
9.
Produção
de um livro coletivo.
BIBLIOGRAFIA:
ABRAMOVICH,
F. Literatura infantil: gostosuras e
bobices. São Paulo: Scipione, 1997. – (Pensamento e ação no magistério).
BRASIL.
Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a
educação infantil. Brasília:
MEC/SEF, 1998. 3 v.
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