segunda-feira, 11 de agosto de 2014

DESCOBRINDO A LITERATURA

 * Este projeto foi enviado pela Secretaria Municipal de Educação de Ibiporã- Pr

JUSTIFICATIVA
O mundo da literatura infantil é mágico. Isto porque as palavras têm o poder de nos envolver e transportar para um lugar que não é só imaginário, mas também é real. É real porque se pode viver um momento ímpar, mesmo que ele seja fruto de um imaginar, sentir, fruir, aprender ou sonhar.           
                 Desde a história até a atualidade, a relação entre escola e literatura infantil vem se transformando constantemente. Neste processo, estão envolvidos dois personagens que merecem ser analisados: o professor e a criança. Este alvo está sob influências de ambos e merecem grande atenção porque a relação entre o professor e a criança faz nascer a aprendizagem.
                 Sendo a literatura infantil uma produção artística, o trabalho do Centro deve aproximar o leitor de bons textos, nos quais a qualidade seja pré-requisito indispensável. É necessário o uso de bons modelos de textos (texto que não acaba após a leitura), que permitam a criação do aluno, uma produção imaginária e real dessa experiência estética. É preciso desenvolver nas crianças o gosto pela leitura, exercitando o hábito de ler e pensar sobre o que se lê, em quem somos e o que queremos valorizar. A leitura deve ser vista, então, como um recurso intelectual que nos permite descobrir, desenvolver, compreender, entrar em contato com sentimentos e emoções.                  
                            A literatura pode ser o meio pelo qual a criança entra em contato com a própria língua, logo é necessário o Centro ampliar as possibilidades de conhecimento dessa modalidade discursiva. Dessa forma, quando as crianças vivenciam experiências distintas e enriquecedoras de utilização da literatura, elas aumentam as possibilidades de desenvolver competências discursivas que proporcionam maior interação em diversas situações comunicativas.
                             Ler é uma atividade vital e, desde cedo, plena de significação. Para a formação da criança, é importante que o Centro de Educação, proporcione às crianças contato com livros e que ouçam histórias contadas pelos educadores, de forma lúdica e prazerosa. É o início da aprendizagem para se tornar um leitor, a abertura de um caminho infinito de descoberta e de compreensão do mundo. Portanto, a literatura infantil bem trabalhada, é uma forma de suscitar o imaginário da criança, de encontrar idéias para solucionar questões, enfim, uma possibilidade de descobrir o mundo imenso dos conflitos, dos impasses, das soluções que todos vivemos e atravessamos.
                            Através do conto e da leitura de histórias, as crianças assumem o papel de interlocutores, sendo ouvidas e expressando suas impressões pessoais sobre as histórias narradas, lidas e dramatizadas. Ao ler uma história, a criança também desenvolve todo um potencial crítico. A partir daí, ela pode pensar, questionar, formar opinião própria, formular os próprios critérios.
                            Assim, as diferentes produções literárias existentes se mostram como meio pelo qual a criança pode enriquecer sua linguagem oral e escrita, além de conhecer diversos escritores.
                            Nesse sentido, pretendemos com o respectivo projeto incentivar, na instituição de educação infantil, desde a mais tenra idade, o gosto pela leitura, criando um ambiente lúdico, capaz de favorecer o conto e a leitura de histórias, parlendas e poesias, desenvolvendo assim, o senso crítico, a criatividade, bem como favorecendo a compreensão das demais áreas do conhecimento.

OBJETIVOS:
1.    Ampliar, gradativamente, suas possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se por conhecer vários gêneros orais e escritos;
2.    Interessar-se e interagir com materiais de leitura, promovendo o cuidado pelos livros;
3.    Conhecer diferentes autores/escritores, ilustradores e editoras responsáveis pela produção dos livros infantis;
4.    Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros de histórias infantis;
5.    Enriquecer o vocabulário através do conto e da leitura de diferentes histórias, favorecendo o uso da linguagem oral para expressar desejos, opiniões, idéias, preferências, sentimentos e relatar suas vivências.


METODOLOGIA:

                            O projeto far-se-á semanalmente, através das seguintes atividades:
1.    Leitura de textos de diferentes gêneros como contos, poemas, parlendas, trava-línguas;
2.    Narração da infância de escritores famosos, bem como de grandes escritores conhecidos do público infantil (Monteiro Lobato, Cecília Meireles, Ruth Rocha, Ziraldo, entre outros), apresentando-os às crianças, através de fotos, filmes e suas obras;
3.    Apresentação e reprodução oral de jogos verbais como trava-línguas, parlendas, adivinhas, quadrinhas, poemas e canções;
4.    Organização de momentos para que as crianças escolham o livro para ler e apreciar, ainda que não o façam de maneira convencional;
5.    Contação de histórias por meio de técnicas variadas (utilização de objetos, uso de fantoches, dramatizações);
6.    Leitura de poesias e poemas que apresentem rimas;
7.    Observação e manuseio de livros de histórias infantis, através da apresentação dos mesmos à criança seguida de questionamentos;
8.    Exposição dos livros produzidos pelas crianças através de desenhos, ilustrações;
9.    Produção de um livro coletivo.

BIBLIOGRAFIA:

ABRAMOVICH, F. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997. – (Pensamento e ação no magistério).

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. 3 v.

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