PROJETO:
PAIS NA ESCOLA, FILHOS CONTENTES!
JUSTIFICATIVA
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a
Educação Infantil ( 2010,p.13), a Proposta pedagógica ou projeto político
pedagógico é o plano orientador das ações da instituição e define as metas que
se pretende para aprendizagem e o
desenvolvimento das crianças que nela são educados e cuidados. É elaborado num
processo coletivo, com a participação da direção, dos professores e da
comunidade.
Uma
das concepções de Proposta Pedagógica: [...] Assumindo a responsabilidade de
compartilhar e complementar a educação e
cuidando das crianças com as famílias; (D.C.N.E.I. 2010, 17)
As
responsabilidades sobre a formação de valores e o desenvolvimento de bons
hábitos pessoais e sociais nas crianças são hoje terreno de tensão entre pais e
professores. O desafio é fazer com que família e escola revejam suas ações e se
complementem.
Em
uma perspectiva de colaboração mútua que passa pela confiança e pelo
conhecimento é possível assegurar que os dois contextos mais importantes nos
primeiros anos de vida de uma pessoa possam compartilhar critérios educativos
que facilitem o crescimento harmônico das crianças.
A
atuação dos pais é bem rara, de acordo com os resultados de pesquisa realizada
em 2002 pelo Observatório do Universo Escolar. A instituição, um braço do
Instituto La Fabbrica do Brasil, parceira do Ministério da Educação, ouviu mais
de 100 pais e educadores da rede pública e privada de todo país e constatou que
só 13% das escolas públicas mantêm um relacionamento próximo com a família. Por
outro lado, 43,7% dos pais de alunos da rede pública acreditam que, se fossem
promovidos mais encontros e palestras interessantes, haveria maior integração
com a escola. (Nova Escola, edição 166 - out/2003 )
A
atitude da escola deve ser a de compreensão dos determinantes da ação da
família, E NÃO DE CENSURA A ELA.
Há
que entender que pesquisas na área têm evidenciado que a carência de
oportunidades de convivência social nas cidades leva as famílias a se fecharem
e viverem modelos interpessoais carregados de emoções negativas.
O
contato entre escola e família poderá transcender o nível de exigência administrativa
para converter-se em um instrumento que melhore e facilite a tarefa educativa
dos pais e dos professores.
OBJETIVO GERAL
1-Conquistar a confiança dos pais e maior
participação destes em todos os momentos que for necessário;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1-Favorecer momentos de integração entre pais,
professores, funcionários em geral;
2-acompanhar as atividades realizadas pelas
crianças e relata como foram realizadas;
3-participar de todos os momentos vivenciadas pelas
crianças, café- da -manhã, atividades, recreação, almoço;
4- entender como as crianças demonstram
habilidades, e dificuldades ao realizar tarefas e também observar a interação
das crianças;
CRONOGRAMA
O
trabalho será desenvolvido rigorosamente mensalmente no primeiro semestre,
obedecendo ao seguinte cronograma, cujas bases estão em temáticas que se
complementam:
FEVEREIRO
TURMAS
|
DATA
|
PAIS
|
BERÇÁRIO I
|
13/02
|
JOSI, ROSANGELA,
ODETE
|
BERÇÁRIO II
|
14/02
|
JESSICA, FERNANDA
|
MATERNAL
|
15/02
|
LUCIMAR, DANIELA
|
PRÉ I
|
16/02
|
LUZI,NEUSA
|
PRÉ II
|
17/02
|
ANINHA, CLEMENTINA
|
MARÇO
TURMAS
|
DATA
|
PAIS
|
BERÇÁRIO I
|
13/02
|
JOSI,SOLANGE
|
BERÇÁRIO II
|
14/02
|
*A definir
|
MATERNAL
|
15/02
|
LUCIMAR
|
PRÉ I
|
16/02
|
*A definir
|
PRÉ II
|
17/02
|
*A definir
|
ABRIL
TURMAS
|
DATA
|
PAIS
|
BERÇÁRIO I
|
13/02
|
*A definir
|
BERÇÁRIO II
|
14/02
|
*A definir
|
MATERNAL
|
15/02
|
*A definir
|
PRÉ I
|
16/02
|
*A definir
|
PRÉ II
|
17/02
|
*A definir
|
JUNHO
TURMAS
|
DATA
|
PAIS
|
BERÇÁRIO I
|
13/02
|
*A definir
|
BERÇÁRIO II
|
14/02
|
*A definir
|
MATERNAL
|
15/02
|
*A definir
|
PRÉ I
|
16/02
|
*A definir
|
PRÉ II
|
17/02
|
*A definir
|
METODOLOGIA
Para
alcançarmos os objetivos anteriormente propostos,os pais são convidados a
participar da aula juntamente com seu filho, os pais acompanham a professora
como ela procede ao ensinar os alunos, como eles comportam e se relacionam com
outras crianças.
Elas
acompanham como as crianças realizam as atividades, se apresentam dificuldade
em realiza- las ou sem não apresentam. Eles observam a rotina do Centro em
relação ao coletivo e individual, tomar
Café, escovar os dentes, almoçar, as aulas de recreação.
No
momento dedicado ao trabalho pedagógico em que os pais verão as atividades
realizadas pelos filhos e outros alunos, os pais conversam com os professores
sobre o rendimento escolar, bem como as professoras aproveitam para dar
sugestões aos pais de como podem ajudar seus filhos nas atividades , como
acompanhar os avanços e as dificuldades, como lidar com a ansiedade do filho,
com os limites, e até com o desinteresse.
BIBLIOGRAFIA
BRASIL. Ministério da Ed. E do Desporto. Secretaria
de Ed. Fundamental. Referencial
Curricular Nacional Para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF.
OLIVEIRA, Zilma Ramos. Educação Infantil Fundamentos e Métodos. Cortez Editora, 2009.
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