sexta-feira, 27 de junho de 2014

PROJETO: PAIS NA ESCOLA, FILHOS CONTENTES!



JUSTIFICATIVA
                            Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil ( 2010,p.13), a Proposta pedagógica ou projeto político pedagógico é o plano orientador das ações da instituição e define as metas que se pretende para aprendizagem  e o desenvolvimento das crianças que nela são educados e cuidados. É elaborado num processo coletivo, com a participação da direção, dos professores e da comunidade.
                            Uma das concepções de Proposta Pedagógica: [...] Assumindo a responsabilidade de compartilhar e complementar a educação  e cuidando das crianças com as famílias; (D.C.N.E.I. 2010, 17)
                 As responsabilidades sobre a formação de valores e o desenvolvimento de bons hábitos pessoais e sociais nas crianças são hoje terreno de tensão entre pais e professores. O desafio é fazer com que família e escola revejam suas ações e se complementem.
                            Em uma perspectiva de colaboração mútua que passa pela confiança e pelo conhecimento é possível assegurar que os dois contextos mais importantes nos primeiros anos de vida de uma pessoa possam compartilhar critérios educativos que facilitem o crescimento harmônico das crianças.
                            A atuação dos pais é bem rara, de acordo com os resultados de pesquisa realizada em 2002 pelo Observatório do Universo Escolar. A instituição, um braço do Instituto La Fabbrica do Brasil, parceira do Ministério da Educação, ouviu mais de 100 pais e educadores da rede pública e privada de todo país e constatou que só 13% das escolas públicas mantêm um relacionamento próximo com a família. Por outro lado, 43,7% dos pais de alunos da rede pública acreditam que, se fossem promovidos mais encontros e palestras interessantes, haveria maior integração com a escola. (Nova Escola, edição 166 - out/2003 )
                            A atitude da escola deve ser a de compreensão dos determinantes da ação da família, E NÃO DE CENSURA A ELA.
                            Há que entender que pesquisas na área têm evidenciado que a carência de oportunidades de convivência social nas cidades leva as famílias a se fecharem e viverem modelos interpessoais carregados de emoções negativas.
                            O contato entre escola e família poderá transcender o nível de exigência administrativa para converter-se em um instrumento que melhore e facilite a tarefa educativa dos pais e dos professores.

OBJETIVO GERAL
1-Conquistar a confiança dos pais e maior participação destes em todos os momentos que for necessário;
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1-Favorecer momentos de integração entre pais, professores, funcionários em geral;
2-acompanhar as atividades realizadas pelas crianças e relata como foram realizadas;
3-participar de todos os momentos vivenciadas pelas crianças, café- da -manhã, atividades, recreação, almoço;
4- entender como as crianças demonstram habilidades, e dificuldades ao realizar tarefas e também observar a interação das crianças;

CRONOGRAMA
      O trabalho será desenvolvido rigorosamente mensalmente no primeiro semestre, obedecendo ao seguinte cronograma, cujas bases estão em temáticas que se complementam:

                   FEVEREIRO
TURMAS
DATA
PAIS

BERÇÁRIO I

13/02
JOSI, ROSANGELA, ODETE

BERÇÁRIO II

14/02
JESSICA, FERNANDA

MATERNAL

15/02
LUCIMAR, DANIELA

PRÉ I

16/02
LUZI,NEUSA
PRÉ II
17/02
ANINHA, CLEMENTINA


                MARÇO
TURMAS
DATA
PAIS

BERÇÁRIO I

13/02
JOSI,SOLANGE

BERÇÁRIO II

14/02
*A definir

MATERNAL

15/02
LUCIMAR

PRÉ I

16/02
*A definir
PRÉ II
17/02
*A definir

               ABRIL
TURMAS
DATA
PAIS

BERÇÁRIO I

13/02
*A definir

BERÇÁRIO II

14/02
*A definir

MATERNAL

15/02
*A definir

PRÉ I

16/02
*A definir
PRÉ II
17/02
*A definir

              JUNHO
TURMAS
DATA
PAIS

BERÇÁRIO I

13/02
*A definir

BERÇÁRIO II

14/02
*A definir

MATERNAL

15/02
*A definir

PRÉ I

16/02
*A definir
PRÉ II
17/02
*A definir


METODOLOGIA
Para alcançarmos os objetivos anteriormente propostos,os pais são convidados a participar da aula juntamente com seu filho, os pais acompanham a professora como ela procede ao ensinar os alunos, como eles comportam e se relacionam com outras crianças.
Elas acompanham como as crianças realizam as atividades, se apresentam dificuldade em realiza- las ou sem não apresentam. Eles observam a rotina do Centro em relação  ao coletivo e individual, tomar Café, escovar os dentes, almoçar, as aulas de recreação.
No momento dedicado ao trabalho pedagógico em que os pais verão as atividades realizadas pelos filhos e outros alunos, os pais conversam com os professores sobre o rendimento escolar, bem como as professoras aproveitam para dar sugestões aos pais de como podem ajudar seus filhos nas atividades , como acompanhar os avanços e as dificuldades, como lidar com a ansiedade do filho, com os limites, e até com o desinteresse.     
             
BIBLIOGRAFIA
BRASIL. Ministério da Ed. E do Desporto. Secretaria de Ed. Fundamental. Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF.
OLIVEIRA, Zilma Ramos. Educação Infantil Fundamentos e Métodos. Cortez Editora, 2009.





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