sexta-feira, 19 de setembro de 2014

PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS



Trabalhar com o tema Prevenção do uso de Drogas no ambiente escolar parece tarefa fácil, mas o tema é bem complexo. Dentro da escola passamos por diversas dificuldades como falta de conhecimento específico para dominar o assunto, dificuldade de capacitar professores e funcionários para repassar esse conteúdo aos alunos e familiares, dificuldade de atrair os familiares para estudar e aprender mais sobre o assunto sem preconceito.
No dia-a-dia a família não tem somente dificuldade de falar sobre o uso de drogas com os filhos, ele também tem dificuldades de impor limites e repassar valores para a educação dos filhos, ou seja, os pais estão perdendo a autoridade.
Segundo Brasil (2014, p.232) o tema da autoridade é fundamental para o trabalho de prevenção do uso de drogas, especialmente na fase da adolescência. Para isso, é preciso que a escola e a família sejam consoantes na forma como agem na definição das regras, no estabelecimento dos limites e, sobretudo, em relação ao próprio valor da autoridade estabelecido por ambas no processo educativo. Para entender mais profundamente que relações existem entre a cultura escolar e a cultura familiar e como esses dois universos interagem, é necessário ter uma noção das dimensões da disciplina, autoridade, autonomia, limites, regras, normas, valores, ética, moral, convenções sociais, códigos de conduta e cidadania.






REGRAS DE CASA

Os pais juntamente com os filhos podem construir regras de convivência familiar e afixar no quarto dos filhos para poder sempre lembrá- los de como nos devemos nos comportar em nossa casa.
Aqui está alguns sugestões de regras:










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